O consultor financeiro e autor do livro “Como Negociar Dívidas”, Emanuel Gonçalves da Silva, ensina como utilizar o 13º salário para pagar dívidas e orienta a priorizar aquelas que envolvem a subsistência (luz, água, telefone, IPTU, condomínio), confira:
“Fico observando reportagens que são publicadas pela grande mídia constantemente nesta época do ano induzindo o consumidor para utilizar o dinheiro extra do décimo terceiro salário para pagar dívidas.
Temos no Brasil um índice de inadimplência elevadíssimo e não posso discordar que este dinheiro extra pode e deve ser utilizado para reduzir esta inadimplência.
Discordo frontalmente é que praticamente todas as reportagens, com o respaldo e opiniões de renomados comentaristas, afirmam que as dívidas com cartões de crédito e cheques especiais devem ser priorizados os pagamentos em função dos juros mais elevados aplicados nestas operações.
Se você tem dívidas recente e utilizou todo seu limite do cartão de crédito e do cheque especial, obviamente, eu também faço esta recomendação, até porque este pagamento pode zerar estas dívidas e então você vai se livrar em continuar pagando juros elevadíssimos.
Priorize as dívidas de subsistência - Mas, observe que eu mencionei, dívidas recentes, onde você pode utilizar o décimo terceiro mês e assim se reorganizar para utilizar o cartão de crédito e o cheque especial de forma consciente e jamais voltar a utilizá-los desordenadamente.
Acontece que a grande maioria dos consumidores tem dívidas que não são recentes e não estão inadimplentes apenas no cartão de crédito e no cheque especial.
A maioria dos consumidores estão endividados também com financeiras, com cheques sem fundos devolvidos, com o financiamento de veículos, e principalmente dívidas que envolvem suas subsistências e ou de suas famílias como condomínio, água, luz, telefone, escola e ou faculdade, IPTU, aluguel, etc. etc.
Portanto, na minha opinião estas dívidas que envolvem a subsistência do consumidor é que devem e merecem total prioridade de pagamento na utilização desse rico dinheirinho extra que é o décimo terceiro salário.
Primeiro você precisa reorganizar sua vida pessoal e de sua família, priorize e pague seu condomínio, sua luz, seu telefone, seu IPTU, enfim, restabeleça sua subsistência e depois renegocie e pague as demais dívidas.
Se os juros do cartão de crédito e do cheque especial são mais altos, resista e saiba que eles vão reduzir, quanto mais tempo passar mais eles reduzem, é assim que funciona”.
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br