Está difícil encontrar máscaras de proteção facial à venda em tempos de pandemia. Uma opção para se proteger e evitar a propagação do novo coronavírus pode ser arregaçar as mangas e fazer sua própria peça. Esta é a sugestão da professora da Escola Técnica Estadual Itararé, Michele Oliveira (foto), que fez uma live mostrando o passo a passo da produção de uma máscara de pano feita sem a necessidade do uso de máquina de costura. Os interessados podem rever vídeo pelo Facebook (https://www.facebook.com/etecitarare/videos/624799788070196/?__tn__=%2Cd%2CP-R&eid=ARCwofEEF3dj6obrtmOw1Lz6N8bpKJJCeJYpDJ_RVWl2RkfJcZ0Q2ace785NSiTylE2hojSZWWZs9KYq) da Etec Itararé. A escola disponibiliza ainda um Whatsapp (https://api.whatsapp.com/send?phone=551535325707&text=&source=&data=&app_absent=) para envio de perguntas sobre como fazer esse item de proteção.
Além da confecção, a professora dá dicas de como usar e higienizar as máscaras, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Ficou interessado? Confira as dicas e o material necessário para confeccionar as peças. “Essa é a nossa colaboração que deixamos nas redes sociais para as pessoas interessadas em fazer sua própria máscara. A iniciativa ajuda ainda os voluntários que fazem doações para campanhas de arrecadação de materiais de proteção e até mesmo aqueles que estão buscando uma fonte de renda extra”, explica.
Informação no combate à pandemia
Michele afirma que ficou sensibilizada com os exemplos de colegas de Etecs e Fatecs que estão trabalhando como voluntários para ajudar no enfrentamento da Covid-19. “Os professores e alunos estão aproveitando suas especialidades para ajudar a sociedade no combate à doença e a Etec Itararé colabora difundindo noções de prevenção e o passo a passo para produção de máscaras.”
Embora o município de Itararé não tenha registro de pacientes com Covid-19 e poucos casos suspeitos, Michele ressalta a necessidade de reforçar as noções básicas de higiene e prevenção ao contágio. Segundo ela, a população da cidade está usando máscaras descartáveis, que podem ser usadas por apenas duas horas, durante turnos de trabalho de até oito horas, por exemplo. Outro comportamento que chamou a atenção dela é o hábito de retirar a máscara tocando a parte da frente da peça, em vez de retirar pelos elásticos, como recomendam as autoridades sanitárias.
Materiais para confecção da máscara
- Dois retalhos de 20 x 18 centímetros de algodão puro. Dê preferência aos tecidos mais leves, como o tricoline;
- Agulha nº 7 ou a que tiver em casa;
- Linha para costura;
- Elástico nº 12 (32 cm para cada máscara);
- Régua;
- Tesoura.
(Foto: divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br
Com informações da Assessoria de Imprensa do Centro Paula Souza