obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 13/11 |
NOTÍCIAS
 
Cirurgia de castração de cães e gatos em Mococa
Cidade - 24/01/2019

“Pesquisa de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou a população de animais domésticos pela primeira vez no Brasil e contabilizou a existência de 52,2 milhões cachorros e 22,1 milhões de gatos nos domicílios.

De acordo com o levantamento, 44,3% dos domicílios do país possuíam pelo menos um cachorro. Esse percentual corresponde a 28,9 milhões de lares brasileiros. Já 17,7% das residências têm ao menos um gato, o equivalente 11,5 milhões de residências.

Esses são apenas os animais domésticos, ou seja, aqueles acolhidos por uma família e que recebem os devidos cuidados de nutrição e saúde. No entanto, não há ainda um censo oficial sobre animais abandonados ou semidomiciliados no país.

Dessa forma, como controle populacional, a castração de pequenos animais, especialmente de cães e gatos, é uma questão de saúde pública. Faz parte da política de controle de natalidade, prevista na Lei nº 13.426, de 30 de março de 2017.

Trata-se de uma iniciativa de saúde única também. Encerrar o ciclo reprodutivo, além de trazer benefícios à saúde dos próprios animais, prioriza a saúde dos humanos, pois mitiga a transmissão de doenças e impacta diretamente a qualidade do meio ambiente, uma vez que busca conter a proliferação excessiva de animais errantes”, informa em nota o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Em 7 anos, 4.000 cirurgias de castração em Mococa – Em Mococa, o setor de Vigilância Epidemiológica/Zoonoses do Departamento de Saúde da Prefeitura de Mococa realiza mediante agendamento toda terça e quinta-feira a cirurgia de castração em cães e gatos, sendo que anualmente também promove um mutirão de controle reprodutivo na modalidade “Castra Móvel”, que no ano passado castrou cerca de 400 animais.

Em entrevista ao mococa24horas.com.br no ano passado, o médico veterinário Jayme Alves Junior, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica/Zoonoses, disse que este programa de castração existe desde 2011 no município e que já foram feitas cerca de 4.000 cirurgias ao longo destes anos.

A castração de cães e gatos tem como objetivo o controle da população animal urbana do município e traz diversos benefícios, entre eles: previne doenças; reduz a agressividade e a agitação; acaba com os cios e as gestações indesejadas; e prolonga a vida do animal. “Todo animal que já tenha completado 6 meses de idade já está apto a ser esterilizado, não sendo a necessidade, no caso da fêmea, esse animal ter entrado no cio ou ter a primeira gestação. Toda fêmea que for castrada precocemente, ou seja, a partir  de 6 meses de vida, diminui o risco futuro de adquirir um câncer de mama em 90%”, lembra Jayme Alves Junior.

Serviço – Para mais informações e agendamento: tels.: (19) 3666-5203/99220-3305.

 

(Foto ilustrativa: reprodução/Internet)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG