Desde março, os motoristas do Estado de São Paulo já podem tornar a sua Carteira Nacional de Habilitação digital, tendo o documento na tela do celular e com o mesmo valor jurídico do impresso. Segundo informações do Detran/SP ao mococa24horas.com.br, a emissão do documento é gratuita e pode ser feita por meio do aplicativo CNH Digital, da Serpro, nas lojas virtuais PlayStore, para o sistema Android; ou na iTunes, para o sistema iOS.
O órgão estadual de trânsito informa que “a regra para obter a CNH digital é federal e o critério para emissão é que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code e não tenha bloqueios — como suspensão, por exemplo. Se o documento estiver vencido, o condutor deve renová-lo para pedir a versão digital.”
“Caso o condutor não tenha ainda a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via — esse serviço pode ser feito de forma eletrônica, sem necessidade de ir a uma unidade. Hoje, 4,5 milhões de habilitações no Estado já dispõem do QR-Code”, salienta o departamento.
Baixa adesão da CNH Digital em Mococa e região – De acordo com balanço do Detran/SP, feito a pedido da reportagem do mococa24horas.com.br, pouco mais de 21 motoristas de Mococa já solicitaram a CNH Digital.
Na região, em São João da Boa Vista, 291 motoristas já solicitaram a versão digital da CNH; em São José do Rio Pardo, 26; e, em Casa Branca, 21 motoristas (dados apurados até 27/4/2018).
Como obter a CNH Digital – Com base na legislação federal, o Detran/SP elaborou um passo-a-passo sobre a emissão da CNH Digital, confira:
“Passo 1 – Identifique sua CNH
Verifique se na parte interna da CNH está impresso o QR-Code — o código de barras em formato quadrado. As CNHs de papel emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança.
Passo 2 – Condições da CNH atual
- Minha CNH tem o QR-Code, mas não tenho o Certificado Digital (e-CPF) – Neste caso, o motorista deve ir a um posto do Detran.SP para efetuar presencialmente seu cadastro, levando um documento de identificação original. Depois, deverá fazer o cadastro no site portalservicos.denatran.serpro.gov.br e baixar o app da CNH digital do governo federal para obter a versão eletrônica do documento.
- Quem tem e-CPF deve fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br. Na página de serviços, no menu “Usuário” clique em “Cadastro”. Feito isso, será enviado um e-mail para ativação. Após a confirmação, entre com login (CPF) e senha. Complete as informações pessoais no menu “Usuário” e opção “Meus dados”, informando CNH, número de segurança da CNH (que fica no verso) e o número do celular. No menu CNH Digital, efetue a adesão clicando no link “Ativação”. Quando finalizar o processo, o usuário receberá um SMS no celular e poderá fazer o download da CNH via aplicativo.
- Minha atual CNH não tem QR-Code – O motorista/motociclista deve pedir a 2ª via. Se não tiver e-CPF, deve ir a uma unidade do Detran.SP. Lá, ele cadastrará e-mail e número de celular para registro na base de dados do Denatran, o que permitirá pedir a CNH digital após a emissão da CNH impressa com QR-Code. O cidadão deve pagar taxa de R$ 42,41 pela emissão do documento em papel. Ao finalizar o processo, receberá SMS informando que poderá realizar o download da sua CNH via aplicativo.
Passo 3 – Baixando o aplicativo
Baixe o aplicativo da CNH Digital, da Serpro, no celular –Disponível nas lojas virtuais PlayStore para sistema Android, ou na iTunes para sistema iOS. No aplicativo, use a senha de acesso ao Portal do Denatran (o login é seu CPF) e digite o código de ativação. O aplicativo vai pedir a criação de uma senha simples, de quatro números, que o usuário deve digitar sempre que acessar a CNH Digital. Mesmo off-line, ou seja, sem internet, será possível acessar a habilitação no smartphone”.
“Caso o usuário tenha dúvidas ou queira consultar o tutorial de como obtê-la, deve ir ao portal: https://servicos.serpro.gov.br/cnh-digital”, informa o Detran/SP ao mococa24horas.com.br. (14/5/2018)
(Foto: Serpro/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br