A Prefeitura de Mococa inaugura neste sábado, dia 9, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), localizada na entrada da cidade (Avenida Monsenhor Demósthenes Pontes, ao lado do posto da Polícia Militar) (foto). Já no domingo, dia 10, a unidade começa a funcionar normalmente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, segundo informações da Prefeitura de Mococa.
A UPA 24h de Mococa terá capacidade para atender até 150 pacientes por dia, com oito leitos e está classificada como de porte I. A construção foi anunciada pelo Ministério da Saúde em 2011, durante a gestão da ex-presidente da República, Dilma Roussef/PT, e do ex-prefeito Antonio Naufel/PSDB, e tinha previsão de inauguração para 2012.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, foram investidos na construção e compra de equipamentos, R$ 1,4 milhão, sendo que o governo federal repassará recursos para a manutenção da UPA, após a inauguração do serviço.
Como funciona a UPA 24h – A UPA 24h de Mococa oferecerá assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana, funcionando como unidade intermediária aos hospitais local e da região e substituirá o pronto-socorro local, conforme informa a diretora de Saúde, a médica Eliana Mazucato, no Portal da Cidadania da Prefeitura de Mococa, “O Pronto Socorro ao lado da Santa Casa deixará de funcionar, o nosso Pronto Socorro será a UPA. Nossa UPA está adequada e equipada com tudo que é preciso e necessário para dar o melhor atendimento para a população de Mococa.”
Ao atender um chamado de urgência, o Samu/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para a UPA ou para o hospital da rede, ou da região, nas situações mais graves.
A unidade faz parte do programa “Saúde Toda Hora” do Ministério da Saúde e da reorganização da rede de atenção às urgências do SUS – Sistema Único da Saúde.
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br