Na sexta-feira, 30, terminou o prazo para os jovens mocoquenses que completam 18 anos em 2017 – nascidos em 1999 – se alistar. O alistamento militar é obrigatório e quem não se alistou precisa regularizar sua situação, devendo comparecer à Junta de Serviço Militar local e marcar nova data para seleção.
A regularização precisa ser feita o mais rápido possível, já que o jovem que não se alistou é considerado refratário e está sujeito à multa (valor de R$ 4,03), que aumenta por dia de atraso, ficando impedido de:
“- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios”, segundo nota do Ministério da Defesa ao mococa24horas.com.br.
Documentos necessários - Para se alistar, é preciso apresentar uma foto 3x4 recente, além dos originais dos seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte, por exemplo)
- Certidão de Nascimento (ou Casamento, se for o caso)
- CPF
- Comprovante de residência
Caso o jovem possua algum tipo de deficiência física ou problema de saúde, também é necessário apresentar documentos (laudos médicos, atestados etc.) que comprovem tal situação.
Após o alistamento, o jovem será convocado para o processo de seleção, onde poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar ou liberado da obrigação, recebendo o Certificado de Reservista (ou de dispensa).
Serviço - A Junta de Serviço Militar em Mococa fica na R. Dr. Muniz Barreto, 54 (ao lado da Casa de Cultura “Rogério Cardoso”; em frente da agência do Banco do Brasil) e funciona das 7h00 às 13h00, de segunda a sexta-feira.
(Foto: Ministério da Defesa/divulgação)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br