O nível de emprego na indústria da região de São João da Boa Vista, que abrange Mococa, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, Tapiratiba, Divinolândia, Casa Branca, Caconde, São Sebastião da Grama, Santa Cruz da Esperança, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Santa Rosa de Viterbo, Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antonio do Jardim, Águas da Prata, Vargem Grande do Sul e Itobi, encerrou o mês de abril apresentando resultado negativo novamente. A variação ficou em -0,27%, significando uma queda de aproximadamente 50 vagas de emprego, de acordo com a Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp, o Depecon.
A Diretoria Regional do Ciesp, em São João da Boa Vista, fez a seguinte análise do resultado negativo verificado em abril na região com o emprego industrial: “O índice do nível de emprego industrial foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Produtos de Minerais Não-Metálicos (-2,45%); Produtos Alimentícios (-0,48%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-1,18%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do índice total da região” (confira na tabela comparativa, na Galeria de Fotos).
Analisando os meses de abril de 2016 e 2015, a diretoria do Ciesp informou: “Quando comparados os meses de abril dos anos de 2015 e 2016, temos um cenário melhor, pois em abril de 2015 o resultado foi negativo em -1,46%”.
“No ano, temos um acumulado de -0,25%, representando uma queda de aproximadamente 50 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -11,25%, representando uma queda de aproximadamente 3450 postos de trabalho”, avaliou a diretoria regional do Ciesp.
Mudanças na política econômica podem diminuir demissões – Segundo o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp, é o primeiro abril negativo da série histórica do Indicador de Nível de Emprego da indústria paulista, iniciado em 2006. Apesar do saldo negativo, o gerente do Depecon, Guilherme Moreira, acredita que o ritmo de demissões diminuirá, se comparado ao registrado no último ano, e que esta será a tendência para os próximos meses: “Com o forte ajuste que a indústria tem feito desde o ano passado e as expectativas de mudanças da condução da política econômica do país, nossa esperança é que as demissões comecem a perder ritmo”.
Desempenho das regiões – A Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo da Fiesp e Ciesp mostrou ainda que das 36 regiões analisadas, 20 apresentaram resultado negativo em relação a emprego na indústria em abril e 16 tiveram resultado positivo.
As regiões com melhor desempenho no quadro de emprego industrial foram as de Sertãozinho, com 10,04%; Jaú (4,35%) e Santa Bárbara d’Oeste (3,29%).
Já as regiões de São Caetano do Sul (-2,35%), Guarulhos (-2,11%) e Bauru (-1,80%) foram as que mais se destacaram na variação negativa de emprego industrial.
(Foto ilustrativa: reprodução; tabela: Ciesp)
Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br