obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 08/12 |
NOTÍCIAS
 
Começa criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto
Região - 25/03/2016

Aconteceu nesta segunda-feira, 14, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto, o lançamento e a primeira audiência pública de criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

De acordo a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, a Emplasa, responsável pelos estudos técnicos e jurídicos para que a região seja instituída pelo Governo do Estado até junho deste ano, “O passo seguinte é o envio de equipes técnicas à Região para aprofundar os estudos preliminares, que indicam 34 municípios para integrar a nova RM: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.”

Até abril, estão previstas duas audiências públicas sobre o tema, informa o órgão. "Após a realização desses encontros, a expectativa é que uma minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) para a constituição da RMRP seja encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, provavelmente até o início de maio", adiantou por meio de nota o vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti. Já que a “decisão final cabe ao Governo do Estado, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Assuntos Metropolitanos, que determinam a realização de estudos técnicos e jurídicos comprovando o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei Complementar nº 760/1994. Essa lei estabeleceu as diretrizes para a organização regional do Estado e fixou os critérios para a criação das regiões metropolitanas.”

Presenças – O evento regional contou com a presença do subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, que representou o governador Geraldo Alckmin/PSDB; do secretário de Logística e Transportes do Estado, Duarte Nogueira; do vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti;  de deputados estaduais; prefeitos dos 34 municípios que englobam a Região Metropolitana de Ribeirão Preto; entidades civis e de classe; vereadores da região; e autoridades em geral.

A prefeita de Mococa, Maria Edna Maziero/PSD, esteve presente ao evento, acompanhada de sua assessoria técnica (foto, no destaque; Galeria de Fotos).

Melhoria na qualidade de vida das pessoas da região – O deputado estadual e ex-prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini/PSDB (foto), que desde 2005 luta pela criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, declarou: “Demos o 1º passo para a criação da tão sonhada Região Metropolitana de Ribeirão Preto - RMRP. Para tanto, realizamos a primeira audiência pública com representantes das 34 cidades que compõem a Região Metropolitana, são elas: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiúva, Tambaú e Taquaral.

Essa audiência pública foi uma oportunidade para que as pessoas pudessem opinar sobre a criação da união de municípios, já autorizada pelo governo estadual. Após a realização de audiências públicas, o governador Geraldo Alckmin enviará à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) o projeto final de criação da Região Metropolitana. O projeto deve ser encaminhado até o mês de junho”.

“A criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, além de ser uma luta frequente minha e de muitas outras lideranças da cidade, é de alto significado para o desenvolvimento de todos os municípios que integram a nossa região. Com isso, eu acredito que haverá uma união dos prefeitos e vereadores dessas cidades para a discussão conjunta dos diversos problemas a serem enfrentados: educação, saúde, saneamento básico, mobilidade urbana, entre vários outros”, salientou Gasparini.

Raio-X da Região Metropolitana de Ribeirão Preto - “Com população estimada de 1,6 milhão de habitantes (3,7% do Estado e 0,81% do país), segundo dados de 2014, a Região Metropolitana de Ribeirão Preto deverá ocupar um território de 14,8 mil km² (5,96% do Estado e 0,17% do país). O Produto Interno Bruto (PIB) da futura RMRP também será expressivo, atingindo R$ 48,38 bilhões, de acordo com dados de 2013. Esse valor representa 2,93% do PIB do Estado e 0,94% do PIB brasileiro”, informou em nota a Emplasa.

Leia também:

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/2082/mococa-vai-integrar-a-regiao-metropolitana-de-ribeirao-preto

 

 

 

 

 

(Fotos: divulgação)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
foto1.jpg
3.jpg
foto2a.jpg
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG