obrigado1
 
 
QUEM SOMOS | COMO ANUNCIAR | FALE CONOSCO
Destaque: 08/12 |
NOTÍCIAS
 
Dengue já matou 40 no Estado. Mococa vive epidemia
Cidade - 19/03/2015

Pelo menos 40 pessoas já morreram em decorrência da dengue este ano no Estado de São Paulo. Em Mococa, nesta sexta-feira, 13, uma idosa de 73 anos morreu com suspeita da doença (dengue hemorrágica) e a epidemia avança na cidade, com registro oficial de 1.929 casos (dados de 12/3/2015). Segundo especialista consultado pelo mococa24horas.com.br este número pode ainda ser maior, já que existem pessoas aguardando a confirmação de exames, muitas estão sendo cuidadas em consultórios particulares (sem notificação oficial) e os casos de subnotificação.

A Prefeitura de Mococa, por meio das equipes de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, tem seguido um cronograma de enfrentamento, que inclui  nebulizações nos bairros e distritos de Igaraí e São Benedito das Areias de combate ao Aedes Aegypti e também ações de conscientização junto à população sobre a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito. Neste sábado, 14, a equipe de combate a endemias realizou ações no distrito de São Benedito das Areias.

As revelações do LIRAa – Na quinta-feira, 12, o Ministério da Saúde divulgou  novo mapa da dengue que mostra que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias e 877 estão em alerta. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) divulgado revela, ainda, que outras 627 cidades apresentam índice satisfatório. No total, 1.844 municípios brasileiros realizaram o levantamento, entre janeiro e fevereiro deste ano, um aumento de 26,38% em relação aos participantes de 2014. No ano passado, 1.459 municípios fizeram a pesquisa no mesmo período do ano.

Na região (Mococa, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Casa Branca), apenas São João da Boa Vista aparece neste mapa divulgado pelo Ministério da Saúde, apresentando índice LIRAa de 1,1, o que significa que está em estado de alerta para a doença. “O LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e chikungunya. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. A pesquisa proporciona informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle, permitindo a mobilização de outros setores, além das secretarias de saúde, como os serviços de limpeza urbana e abastecimento de água”, informa o Ministério da Saúde.

224,1 mil casos de dengue no Brasil - “O Ministério da Saúde registrou, até 7 de março, 224,1 mil casos de dengue no país. O aumento é de 162%, comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 85,4 mil casos. Na comparação com 2013, houve redução de 47%, ano em que foi registrado 425,1 mil casos da doença. Embora tenha ocorrido aumento de casos na comparação do período, o número de óbitos caiu 32%, passando de 76 mortes, em 2014, para 52, neste ano. Também houve redução de 9,7% nos registros de casos graves. Em 2015, foram confirmados 102 casos de dengue grave, contra 113 em 2014. O Ministério registrou 913 casos confirmados de dengue com sinais de alarme.

O estado do Acre apresenta a maior incidência de dengue, com 695,4 casos por 100 mil habitantes, seguido por Goiás, com 401 casos por 100 mil habitantes, e São Paulo, com incidência de 281 casos por 100 mil habitantes. Vale ressaltar que o período de maior transmissão da dengue no ano vai de março a maio, o que reforça a importância do uso do LIRAa para direcionar as ações de controle da dengue”, informa em nota o órgão.

Recomendações - O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas de prevenção, entre elas: manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras.

 

Leia também:

http://mococa24horas.com.br/noticias/det/1075/com-1.929-casos-dengue-em-mococa-afeta-empresas

 

 

(Foto: reprodução)

 

Este site foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Permitida a reprodução apenas se citadas a fonte e autoria: www.mococa24horas.com.br

 
 
 Voltar  Topo  Imprimir
 
 
CLASSIFICADOS
booked.net
DINHEIRO
HUMOR
BLOG